sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A Menina que caiu no Livro


(Mauro Brandão)

A menina lia um livro.
E de tanto ler, a menina caiu no livro.
E quando a menina caiu, rolou indefinidamente nas páginas.
E quando rolou nas páginas, tropeçou nas palavras.

E em cada palavra que tropeçava, acendia uma luz mágica,
e em cada luz que acendia, iluminava um mundo,
e em cada mundo iluminado, surgia um novo mundo,
e em cada mundo surgido, brotava-se um sonho.

Em cada sonho brotado, floria uma realidade,
e em cada realidade florida, frutificava uma canção,
e em cada canção frutificada, germinava outro grão,
e em cada grão germinado, sorria uma vida.

E em cada vida que sorria, chorava uma mulher,
e cada mulher que chorava, explodia uma paixão,
e em cada paixão explodida, esfarelava-se uma bomba,
e em cada bomba esfarelada, destituía-se um déspota.

Em cada déspota destituído, brilhava uma nova esperança.
Em cada esperança que brilhava, raiava um novo sol.
E em cada sol que raiava, prateava-se uma nova lua,

e em cada lua que prateava-se, uma menina lia um livro...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Porque o Pinheiro é a árvore de Natal


(Lenda folclórica)

Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres. Crianças, homens e mulheres, pobres e ricos vinham vê-lo trazendo presentes.Os animais e plantas também estavam felizes com o nascimento de Jesus.

Perto do estábulo onde dormia o Menino Jesus em um berço de palha, havia três árvores - uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro, que viam aquela gente que ia e vinha passando embaixo de seus galhos.

Os reis traziam coisas preciosas. Os pastores traziam frutas e lã de seus carneiros. Um pequeno pastorzinho trouxe um carneirinho bem branco. As três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus.

"Eu darei a minha palma maior, a mais bela, para que a Mãe abane docemente o bebê", - disse a palmeira. A oliveira que estava carregada de frutos - as azeitonas- completou : - "E eu oferecerei meus frutos e meu azeite para a Criancinha"!

" E eu? Que posso dar?" - perguntou o pinheiro. - "Você" - responderam as outras. - "Você não tem nada para dar. Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus." O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente! - "É mesmo, vocês têm razão, não tenho nada para oferecer. Todos trouxeram presentes para esta Criança: os pastores - lã, leite e até um pequeno carneirinho ! Os reis - ouro , incenso e mirra! Até a palmeira e a oliveira puderam oferecer algo de si, só eu não tenho como alegrar a Criancinha."

Um anjo, que estava ali perto, escutou a conversa e teve pena do pinheiro tão humilde, tão triste que nada podia fazer. Ele disse ao pinheiro: - "Não fique triste enquanto todo mundo está alegre. Vamos ajudar você!"

Lá no céu as estrelinhas começaram a brilhar. O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. No mesmo instante elas desceram e foram pousando delicadamente nos ramos verdes do modesto pinheirinho que foi se iluminando e ficando cada vez mais bonito.

Todos se admiraram, e se voltaram para ele. 
Lá da manjedoura, dentro do estábulo, os olhinhos do Menino Jesus de encheram de brilho e alegria ao ver aquela árvore tão linda.

E foi assim que o singelo pinheiro se tornou a árvore do Natal, e é por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam suas casa com luzes, estrelas e o pinheiro na véspera do Natal.